+55 (74) 3612-3100
Aos 143 anos, Juazeiro orgulha-se de ser uma cidade que espalha sua riqueza cultural através de grandes nomes, como Ivete Sangalo, Daniel Alves e João Gilberto, todos juazeirenses. Mas provavelmente nem eles sabem que, de acordo com a sabedoria popular, a cidade nasceu a partir de um ponto à margem direita do rio São Francisco, onde existia uma árvore frondosa e de muita sombra – um pé de juá. Os boiadeiros a transformaram em local de descanso, chamando o lugar de Passagem do Juazeiro.
Oficialmente, a cidade fica no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil – a primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto por paulistas, baianos, pernambucanos e portugueses. Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore, Juazeiro começa a surgir.
Em 1706, chega a Missão São Franciscana para catequizar os índios da região. Eles construíram um convento e capela com uma imagem da Virgem que de acordo com a lenda local, teria sido encontrada por um índio em uma gruta.Juazeiro foi elevada a categoria de Vila, transformando-se em cidade em julho de 1878.
Da passagem de tropeiros para a capital nacional da irrigação muita coisa mudou, mas a força e diversidade do seu povo, bem como o espírito hospitaleiro continuam os mesmos. Com quase 220 mil habitantes, Juazeiro segue orgulhosa contribuindo para o desenvolvimento do sertão baiano.
Visite Juazeiro
Por sua localização à beira do Rio São Francisco, Juazeiro é uma cidade de interior deliciosa para um passeio de férias. Se você busca uma opção com gastronomia de primeira, cultura e paisagens sertaneja, confira a lista do que fazer pela região: